Notícias - ARTIGO: Viva 01 de setembro!

› Início › Publicações › Notícias

Publicado por: Prof. Willian Mendes Costa

06/09/2019 | 10:51:55

Dia 01 de setembro comemora o dia do Profissional de Educação Física, desde 1.998 quando foi promulgado o Decreto de Lei nº 9.696 de 01.09.1998 regularizando assim a nível federal a função do Profissional de Educação Física, essa data passou a ser muito significativa aos profissionais da área, trazendo respeito, reconhecimento e dignidade aos mesmos junto a sociedade brasileira e já se vão 21 anos de luta diária e conquistas eternas para a categoria. Oportuno enfatizar que a Educação Física começou a ser implantada nos currículos acadêmicos nas escolas primárias e secundárias em 1852, a partir do Decreto de Lei nº 630, através do grande educador Rui Barbosa.

O Profissional de Educação Física é responsável por manter o corpo humano em ação e saudável, possui conhecimentos que reúnem ensinar as técnicas e práticas das diversas atividades esportivas existentes e vale ressaltar que são mais de 120 modalidades esportivas aqui no Brasil. Além disso ensina valores como trabalho em equipe, disciplina, ser resiliente, proativo, respeito às regras e motivação para seguir em frente. O Professor da Educação Física escolar oportuniza, promove e incentiva desenvolver habilidades motoras, estimula as capacidades cognitivas, confere domínio corporal, aprimora competências e contribui para a valorização da cidadania. A atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável, ela é base da atividade intelectual criativa e dinâmica e o conteúdo esporte é um direito de todos os cidadãos brasileiros garantido pela Constituição Federal de 1988 no artigo 217.

Hoje somos 490.961 profissionais registrados no Brasil através do sistema CONFEF/CREFs tendo atuação representativa em todo território brasileiro, número esse que merece ser bastante comemorado e valorizado por todos e todas que acreditam que os conteúdos da Educação Física: esporte, dança, lutas, jogos e ginásticas são imprescindíveis para formação humana e devem ser aplicados as intervenções exclusivamente por profissionais de Educação Física. O Profissional de Educação Física com formação em bacharelado é identificado pelas seguintes nomenclaturas, são elas: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainer, Técnico de Esportes; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista, Cinesiólogo, Pesquisador da área esportiva e fitness, nas diversas Ginásticas existentes e Recreador de lazer. Entretanto o profissional de Educação Física com formação apenas em licenciatura atua exclusivamente no âmbito regular escolar que vai da educação infantil a universidade. Ambas formações estão diretamente relacionadas com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população. 

A Educação Física sem dúvida alguma é um curso de futuro, posso afirmar que máquina e química nenhuma dará o prazer que uma atividade bem orientada e prescrita por um professor de Educação Física pode dar, percebe-se um aumento significativo na busca pelo condicionamento físico e o corpo perfeito, o que favorece a inserção dos profissionais de Educação Física no mercado de trabalho.

A Educação Física está reconhecida na área da saúde e hoje atua de forma multidisciplinar com outras áreas de conhecimento, tais como: medicina, nutrição, psicologia e outros em prol da prevenção, recuperação e manutenção da saúde.

Infelizmente ainda muitas pessoas possuem a ideia errônea de que, ao realizar um curso de Educação Física, as disciplinas serão exclusivamente voltadas para a prática de esportes, danças ou condicionamento físico, trazendo assim um estigma que nesses 21 anos de regularização são combatidos de forma muito aguerrida pelos profissionais da área, cito algumas disciplinas que dão boa base na formação dos profissionais de Educação Física, como biologia, anatomia, fisiologia, psicologia, ética e cinesiologia e as práticas pedagógicas de acordo com a formação escolhida nas áreas do bacharelado ou licenciatura.

O curso de Educação Física tem como símbolo o Discóbolo de Myron que é a representação de um homem jogando disco nos jogos da Grécia Antiga e foi escolhida de forma expressiva como símbolo da Educação Física, a imagem traduz o corpo humano em ação e representa força. Outra informação importante é utilização da Pedra Verde por parte dos formados em Educação Física, assim como todos os cursos da área da saúde, essa cor representa, entre outros significados esperança, força e conhecimento.

Muito ainda deverá ser feito pelos profissionais de Educação Física são apenas 21 anos de vida oficialmente e acompanhar as evoluções tecnológicas e exigências de um mundo ainda mais globalizado e competitivo é e será o grande desafio, fazendo com que esse profissional se sinta responsável em acompanhar todos os avanços mundiais ligado ao setor de atuação.

Sou formado há 23 anos em Educação Física e procuro acompanhar todas suas evoluções e a cada dia que se passa vejo os avanços da área e o tanto que é, gratificante e significante essa profissão a toda sociedade brasileira. Compartilho com amigos profissionais da área diariamente e é notório a satisfação pela profissão escolhida e isso me faz ficar ainda mais orgulhoso em ser um Profissional de Educação Física. Vamos comemorar por que temos vários motivos e vamos continuar no enfrentamento que a área nos trará no nosso dia a dia. Viva 01 de setembro! Viva o Profissionais de Educação Física no Brasil! Orgulho em ser Profissional de Educação Física!

 

Prof. Willian Mendes Costa

Especialista em Treinamento Esportivo, Educação Física Escolar e Docência Universitária

Professor universitário, conselheiro do CREF14 GO/TO e gestor de esportes

Fonte:
Prof. Willian Mendes Costa

 



Avenida T-3, 1855 (nas dependências do Clube Oásis) - Setor Bueno, Goiânia - GO, 74215-110
Fone: (62) 3229-2202 | E-mail: cref14@cref14.org.br | Ouvidoria: ouvidoria@cref14.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 as 17:00 horas
© 2016 CREF14/GO-TO