Dia Mundial de Combate à Osteoporose

Dia Mundial de Combate à Osteoporose

O Dia Mundial de Comabate à Osteoporose marca, em 20 de outubro, campanha anual dedicada à conscientização global sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da osteoporose. A data visa tornar a prevenção da osteoporose e fratura uma prioridade de saúde global, alcançando profissionais de saúde, a mídia, os legisladores, os pacientes e o público em geral. 

Em todo o mundo, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com 50 anos ou mais sofrerão uma fratura osteoporótica. A osteoporose faz com que os ossos fiquem frágeis, de forma que eles se quebrem facilmente - mesmo como resultado de uma pequena queda, um solavanco, um espirro ou um movimento repentino. As fraturas causadas pela osteoporose podem ser fatais e uma das principais causas de dor e incapacidade de longo prazo.

Prevenção
A osteoporose e as fraturas podem ser evitadas? Sim, se houver ação antecipada! Leia para saber quais etapas a serem seguidas para construir ossos fortes ao longo da vida e evitar fraturas osteoporóticas.

A lacuna de cuidado
As fraturas devido à osteoporose têm um impacto devastador em milhões de pessoas em todo o mundo e resultam em enormes custos socioeconômicos para a sociedade e os sistemas de saúde. No entanto, apesar dos avanços médicos eficazes para reduzir as fraturas, uma minoria de homens e mulheres realmente recebe tratamento. Apenas 10% das mulheres idosas com fraturas realmente recebem terapia para osteoporose. 

As 5 etapas para ossos saudáveis 

1. Faça exercícios regularmente
Exercícios de levantamento de peso, fortalecimento muscular e treinamento de equilíbrio são os melhores.

2. Garanta uma dieta rica em nutrientes saudáveis ??para os ossos
Cálcio, vitamina D e proteínas são os mais importantes para a saúde óssea. A exposição segura ao sol ajudará você a obter vitamina D. suficiente.

3. Evite hábitos de vida negativos
Mantenha um peso corporal saudável, evite fumar e beber em excesso.

4. Descubra se você tem fatores de risco
E leve isso ao médico, especialmente se já teve uma fratura anterior ou tem doenças e medicamentos específicos que afetam a saúde óssea.

5. Faça o teste e trate, se necessário
Se você ou seu cliente estiverem em alto risco, provavelmente serão necessários medicamentos para garantir a proteção ideal contra fraturas.

Possui fatores de risco? Converse com o médico, peça exames.
Para ficar ciente de quaisquer fatores de risco potenciais, faça o Teste de Risco de Osteoporose de Um Minuto da IOF (International Osteoporosis Foundation) . Acesse aqui 

Se você ou seu cliente possuem mais de 50 anos, tem um ou mais fatores de risco, converse com o médico e solicite uma avaliação do seu estado de saúde óssea. Mudanças no estilo de vida podem ser recomendadas e, para aqueles com alto risco, medicamentos podem ser prescritos para proteção ideal contra fraturas.

Fonte: Portal http://www.worldosteoporosisday.org/

 

Fechar Menu