Novembro Azul

Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro para alertar sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata - tipo que mais afeta a população masculina do nosso País, depois do câncer de pele não melanoma. 

No Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. O câncer de próstata ocupa a primeira posição em todas as Regiões brasileiras, com um risco estimado de 72,35/100 mil na Região Nordeste; de 65,29/100 mil na Região Centro-Oeste; de 63,94/100 mil na Região Sudeste; de 62,00/100 mil na Região Sul; e de 29,39/100 mil na Região Norte.

Apesar de ser uma doença grave, 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. No entanto, a maioria dos homens evita procurar o médico por temer o exame de toque retal que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a cada 38 minutos, um homem morre em decorrência do câncer de próstata.

Câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, sendo considerado um tumor da terceira idade. Isso se deve ao fato de que mais da metade dos casos de câncer de próstata ocorre em pessoas com mais de 65 anos de idade. São principais fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença: idade, histórico familiar, obesidade e exposição a algumas substâncias, como arsênio e produtos de petróleo. Esse tipo de câncer geralmente apresenta evolução lenta, portanto, é essencial estar atento a sinais e sempre fazer exames preventivos. O diagnóstico precoce pode ser a chave para um tratamento de sucesso.

Sintomas do câncer de próstata
O câncer de próstata, geralmente, evolui lentamente, sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer são a diminuição do jato de urina e aumento na frequência urinária. Também podem ocorrer dificuldade ao urinar e sangue na urina.

Prevenção do câncer de próstata
Uma alimentação saudável, rica em verduras, vitaminas e cereais, é uma das formas de prevenir diversas doenças. Segundo alguns especialistas, pode também ajudar na prevenção contra o câncer de próstata, apesar de essa relação ainda ser incerta. Além disso, é importante evitar gorduras de origem animal, bem como consumir excessivamente de carne. Não fumar, beber moderadamente e realizar atividades físicas também parecem ajudar a diminuir os riscos de apresentar a doença ou o surgimento de formas mais graves.

Apesar de bons hábitos de vida serem essenciais, eles não garantem prevenção completa contra o câncer de próstata. Sendo assim, o melhor é realizar exames periódicos a fim de conseguir um diagnóstico precoce da doença.

Tratamento do câncer de próstata
O tratamento do câncer de próstata depende de vários fatores, como estado atual de saúde do paciente e o estadiamento do câncer. Normalmente os tratamentos mais adotados são a cirurgia e a radioterapia. 


 

Fechar Menu