04 de Março: Dia Mundial de Combate à Obesidade

04 de Março: Dia Mundial de Combate à Obesidade

A partir de 2020, a Federação Internacional da Obesidade mudou a data do Dia Mundial da Obesidade para o dia 04 de março. Com uma data única, o objetivo é coordenar melhor os esforços para reconhecer a obesidade como uma doença multifatorial e crônica que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) constitui um dos mais preocupantes problemas do Século 21, tornado-se uma epidemia global e grande desafio da saúde pública.

Por isso, há uma coalizão de organizações espalhadas ao redor do mundo que se reuniram para combater a obesidade e alinhar os dias e as atividades existentes para inspirar mudanças globais na formulação de políticas, atitudes e ações.

Atualmente, a obesidade e o sobrepeso acometem a saúde de mais de 2 bilhões de pessoas, em todo o planeta. 337 milhões de jovens em todo o mundo estão acima do peso. 60,3% da população adulta brasileira está acima do peso. De acordo com o Painel Brasileiro de Obesidade, nos últimos 13 anos a obesidade aumentou 72% em maiores de 18 anos nas capitais do País. Atualmente, três das quatro principais causas de doenças crônicas não transmissíveis têm a obesidade como fator de risco.

São inúmeros fatores que contribuem para o aumento desse índice. A correria do dia a dia tem interferido diretamente na qualidade da alimentação das famílias, uma vez que as comidas mais rápidas e mais calóricas acabam sendo a preferência pela praticidade. Além da má alimentação, o sedentarismo, fatores endócrinos e genéticos também podem ser causas da obesidade.

COVID-19

Os obesos possuem o dobro de probabilidade de serem hospitalizadas se o teste de COVID-19 for positivo. A estimativa é de que a obesidade infantil aumente 60% durante a próxima década, atingindo 250 milhões de pessoas até 2030.

Painel Brasileiro da Obesidade

Neste dia, o Painel Brasileiro da Obesidade (@PainelObesidade), iniciativa realizada pelo Instituto Cordial, promove o seu primeiro webinar do ano, que ocorrerá de forma online e gratuita das 15 às 17 horas. As inscrições para o evento podem ser feitas aqui

A World Obesity Federation e a Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica)  apresentarão o panorama da obesidade no Brasil e no mundo; a ONG ACT Promoção da Saúde e o Núcleo de Epidemiologia e Biologia da Nutrição (Nebin/UERJ) discutirão diferentes perspectivas sobre a epidemia global; e a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS) e o Laboratório de Vida Ativa (LaVa/UERJ) abordarão aspectos territoriais, discutindo a influência do ambiente alimentar e da oferta de equipamentos para redução da obesidade.

Mais informações sobre o Dia Mundial de Combate à Obesidade podem ser acessadas https://pt.worldobesityday.org/

Fechar Menu