Orientações da SBMEE e SBC sobre atividade física pós-COVID

Orientações da SBMEE e SBC sobre atividade física pós-COVID

A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) lançaram diretrizes sobre o retorno à atividade física com segurança após a infecção pelo novo coronavírus e desenvolvimento da COVID-19.

Foram levadas em consideração informações levantadas mundialmente como a que mostra que 16% dos pacientes com COVID-19 apresentaram algum tipo de complicação cardíaca, destacando também que mesmo os quadros mais leves podem trazer prejuízos ao sistema cardiovascular.

Entre as principais recomendações, está a orientação de que sejam feitos exames cardiológicos antes da liberação para o retorno à prática de exercícios físicos. É importante um início com atividades leves acompanhadas pelas medidas de biossegurança, como o uso constante de máscara.

A orientação é de que as atividades físicas sejam liberadas com, no mínimo, 14 dias após o diagnóstico nos assintomáticos e 14 dias após a resolução do quadro clínico, nos sintomáticos. dependendo de avaliação médica. A boa orientação faz a diferença! Procure o acompanhamento de um Profissional de Educação Física registrado no CREF.

Acesse o estudo aqui

Fechar Menu