CREF14/GO-TO e CONFEF apresentam ao prefeito de Goiânia importância da atividade física na pandemia

CREF14/GO-TO e CONFEF apresentam ao prefeito de Goiânia importância da atividade física na pandemia

O presidente do CREF14/GO-TO, Marcelo de Castro Spada Ribeiro (CREF 001934-G/GO) e o Conselheiro Federal de Educação Física, Marcos Lopes (CREF 000698-G/GO), reuniram-se , na noite de 31/01, com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, onde apresentaram documentos com estudos sobre os benefícios da atividade física orientada durante e após a pandemia da COVID-19 como o controle das doenças crônicas, fortalecimento do sistema imunológico, boa saúde física e mental; além de reduzir em 34% o tempo de internação pela COVID-19. Recentemente, a Unesco lançou material defendendo a Educação Física como ferramenta poderosa na proteção e recuperação de jovens durante a pandemia do coronavírus.


"Investir promoção da atividade física para que as cidades sejam mais ativas é economizar em saúde pública. Dados da ONU revelam que para cada dólar investido em exercícios físicos e no esporte, são economizados cerca de três dólares nas ações de saúde. A Educação Física tem muito a contribuir neste momento de pandemia e o Conselho de Educação Física da 14ª Região está à disposição das autoridades para o que for necessário”, pontua o presidente do CREF14/GO-TO, Marcelo Spada.


O Conselheiro Federal de Educação Física, Marcos Lopes (CREF 000698-G/GO), ressaltou a necessidade da compreensão por parte do poder público de que a atividade física é fator determinante tanto na prevenção quanto no tratamento pós-COVID.


No encontro, realizado com a interlocução do vereador Marlon Teixeira, o parlamentar frisou a importância da intervenção do Profissional de Educação Física neste momento pandêmico, bem como, das academias como espaços de promoção da saúde - o tema está presente na emenda apresentado pelo vereador ao PL que tramita na Câmara Municipal de Goiânia sobre a essencialidade dos espaços de prática de exercícios físicos, como as academias e similares.


O Prefeito Rogério Cruz convidou o CREF14/GO-TO e o CONFEF para participarem da próxima reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para o novo coronavírus (COE).


Também participaram da reunião os secretários de governo, Arthur Bernardes e de comunicação, Marcos Teixeira.

Fechar Menu