Outubro Rosa e Novembro Azul

Outubro Rosa e Novembro Azul

Outubro Rosa é um movimento Internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero. Surgiu em 1990, em Nova York (Estados Unidos), durante um evento chamado "Corrida pela Rua", organizado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, no qual foram distribuídos laços rosas que se tornaram símbolo Internacional na luta contra o câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele. A data é celebrada anualmente para promover a conscientização sobre a doença, proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Desde que surgiu, agências governamentais, associações médicas, veículos de comunicação, empresas e a sociedade civil organizada trabalham em conjunto na realização de eventos educacionais, programas de incentivo e divulgação com o principal intuito de lembrar as mulheres sobre o valor do diagnóstico precoce e do autoexame na cura do câncer de mama.

Novembro Azul

Com ênfase na saúde masculina, o movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial do Câncer de Próstata (17/11). É o tipo mais comum entre os homens e a causa de morte de 28,6% da população masculina.

Atividades Físicas

O INCA orienta a realização de atividades físicas como parte da rotina diária como forma de prevenção. Quanto mais se movimenta o corpo, maior é a proteção contra o câncer.

A atividade física possui papel importante na prevenção do câncer em relação à redução da gordura corporal. Sua prática regular melhora as funções vitais do organismo, o sistema cardiovascular, fortalece o sistema imunológico, diminui os radicais livres e ainda promove a adequação dos níveis hormonais.

Cultive sempre bons hábitos para promover a sua saúde e a da sua família. A atividade física bem orientada faz a diferença! Procure sempre um Profissional de Educação Física registrado no Conselho!

Fechar Menu