14 de Novembro: Dia Mundial de Conscientização do Diabetes

14 de Novembro: Dia Mundial de Conscientização do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre o reflexo  do diabetes  na saúde e mortalidade da população.

Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de sua Resolução  nº 61/225, criou a  data de 14 de Novembro  como  Dia  Mundial do Diabetes.  O objetivo era  enfatizar a característica epidêmica e impacto sócio- econômico da doença. A cor azul foi escolhida representando as cores da ONU, lembrando que o  diabetes está  presente  em  todo o mundo.  

Alguns objetivos das  campanhas  do  dia mundial do  diabetes tem como  foco alertar para o impacto do diabetes, estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem aos portadores da doença viver mais e melhor, promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado.

Exercício Físico

O exercício físico regular é essencial para o controle glicêmico e manutenção do peso, reduz a resistência insulínica e reduz a necessidade e/ou dose de medicações para o diabetes. Também  protege contra complicações cardiovasculares associadas ao diabetes, reduzindo gordura corporal, pressão arterial e melhorando perfil lipídico.

Participar de um programa de exercícios físicos leva a uma sensação de bem-estar, melhora a autoestima e aumenta a adesão aos autocuidados necessários para um bom controle do diabetes. Exercício e dieta, combinados como mudança de estilo de vida, são capazes de prevenir diabetes em indivíduos de risco. Associado à alimentação adequada e às medicações, o exercício físico é fundamental para a qualidade de vida dos diabéticos.

Procure sempre um Profissional de Educação Física registrado no Conselho. A boa orientação faz a diferença!

Fechar Menu