Professor Jairo Sidney Bianchi Peres toma posse como imortal da Academia Brasileira de Educação Física

Professor Jairo Sidney Bianchi Peres toma posse como imortal da Academia Brasileira de Educação Física

No dia 03/05, o presidente do CREF14/GO-TO, Marcelo de Castro Spada Ribeiro (CREF 001934-G/GO) prestigiou a posse do Professor de Educação Física, Jairo Sidney Bianchi Peres (CREF 000157-G/GO), na 9ª Cadeira da Academia Brasileira de Educação Física (ABEF), que tem como patrono o Professor Laércio Milazzo (in memorian). A solenidade foi realizada no auditório do Centro de Excelência Arquiteto Eurico Godoi – Escola Superior de Educação Física da UEG.

Carreira

Graduado em Educação Física pela primeira turma da então Esefego e mestre em Ciências do Esporte pela Johann Wolfgang Goethe-Universität (Frankfurt, Alemanha), o Professor Jairo Sidney Bianchi Peres (CREF 000157-G/GO) é aposentado do Instituto Federal de Goiás (IFG) e da Escola Superior de Educação Física de Goiás (Esefego), lecionando também na Unievangélica.

Comprometido com o fortalecimento da Profissão de Educação Física no País, Jairo Sidney Bianchi Peres (CREF 000157-G/GO) compôs, em 2003, o primeiro quadro de Conselheiros da então Seccional de Goiás do CREF7 que possibilitou, em 2008, a criação do CREF14/GO-TO.

“Parabenizamos o Professor Jairo Sidney Bianchi Peres (CREF 000157-G/GO) pela posse  na Academia Brasileira de Educação Física que representa grande homenagem à sua significativa trajetória em prol da Educação Física. É com muita honra que testemunhamos este momento histórico de reconhecimento”, afirmou o presidente do CREF14/GO-TO, Marcelo de Castro Spada Ribeiro (CREF 001934-G/GO).

ABEF

Atualmente, no Brasil, existem cerca de 600 mil Profissionais de Educação Física registrados no Conselho Federal de Educação Física (Confef).  41 ocupam as cadeiras da Academia Brasileira de Educação Física. A ABEF tem por finalidade preservar a história, a memória da Educação Física e o acervo de seus membros, bem como fomentar e incentivar o desenvolvimento da literatura da Educação Física e produção de pesquisas. As cadeiras da ABEF recebem os nomes dos Patronos, já falecidos, que foram Delegados da Federação Internacional de Educação Física (FIEP). Cada cadeira possui um número e é ocupada em vida por Acadêmico Imortal de notável conhecimento e papel histórico para a Educação Física Brasileira.

 

Fechar Menu