CREF14/GO-TO reúne-se com Prefeito de Goiânia para informar sobre o credenciamento para o Incentivo de Atividade Física

CREF14/GO-TO reúne-se com Prefeito de Goiânia para informar sobre o credenciamento para o Incentivo de Atividade Física

O presidente do CREF14/GO-TO, Marcelo de Castro Spada Ribeiro (CREF 001934-G/GO) e o vice-presidente do Conselho, Luiz Gustavo Peres da Silva (CREF 006098-G/GO) reuniram-se em audiência com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, no dia 1º/06, para informar sobre o credenciamento dos municípios para o Incentivo de Atividade Física (IAF) para a  Atenção Primária à Saúde, instituído pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria GM/MS nº 1.105. Também participaram do encontro que contou com a interlocução do vereador Marlon Teixeira, os secretários municipais de saúde, Durval Pedroso e de esportes, Álvaro Alexandre Camargo da Silva (Álvaro da Universo).

O Incentivo de Atividade Física (IAF) para a  Atenção Primária à Saúde, tem como objetivo  estimular a prática de atividade física e destina, para este ano, cerca de R$ 100 milhões para a  contratação de Profissionais de Educação Física, readequação de espaços para a prática de exercícios e compra de materiais.

Ciente dos gastos que a inatividade física causa ao Sistema Único de Saúde, com doenças que poderiam ter sido evitadas com um estilo de vida mais saudável, o Ministério da Saúde deseja estimular a prática de exercício, principalmente entre pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. Os programas de atividade física chegarão à rotina dessas pessoas por meio da inserção no SUS. Para 2023, a previsão é de mais um investimento de R$ 220 milhões para ampliar o programa.

“Nossos agradecimentos ao Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, pela recepção e ao vereador Marlon Teixeira pelo apoio prestado à Educação Física. O Conselho Regional de Educação Física da 14ª Região Goiás e Tocantins comemora o reconhecimento do Ministério da Saúde e está à disposição da Prefeitura de Goiânia e de toda a gestão municipal, bem como das secretarias municipais de saúde e esporte dos municípios de Goiás e Tocantins,  para o que se fizer necessário para a promoção da saúde coletiva”,  declara o presidente do CREF14/GO-TO, Marcelo de Castro Spada Ribeiro, ressaltando que o Conselho encaminhou ofício para todos os secretários municipais de saúde de Goiás e Tocantins informando sobre o credenciamento para o Incentivo de Atividade Física (IAF) para a  Atenção Primária à Saúde.

Fechar Menu