O esporte é uma ferramenta poderosa para que meninas se tornem mulheres fortes e confiantes. Incentive a participação feminina nos esportes. Uma vitória leva a outra!
Neste 8 de Março – Dia Internacional da Mulher – fazemos um convite à reflexão sobre o papel dos Profissionais de Educação Física para naturalizar a presença das mulheres nas práticas esportivas desde a infância. É importante promover igualdade de acesso e oportunidades para que meninos e meninas possam descobrir suas potências, além de fortalecer os referenciais que as mulheres recebem, desde a infância, sobre a presença feminina no universo esportivo.
Uma pesquisa qualitativa realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra Violência (OMV), revelou que, apesar dos avanços em relação à participação das mulheres no esporte, as meninas no Brasil ainda vivenciam suas primeiras experiências de desigualdade na prática esportiva. Também apontou que a percepção de atletas é de que as mulheres são menos incentivadas a ingressar no esporte de alto rendimento, sugerindo um preconceito velado à presença das mulheres no ambiente esportivo.
O esporte possui profundo poder de mudança cultural e, por meio dele, podemos conscientizar a sociedade sobre a importância de promover a equidade entre homens e mulheres. Juntos, construiremos um mundo melhor e menos desigual!