O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado anualmente em 4 de fevereiro. A data — coordenada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) — busca o aumento da conscientização para incentivar a prevenção, diagnóstico precoce e possibilitar que as pessoas tenham acesso ao tratamento.
Em 2022, a campanha terá como objetivo alertar a sociedade de como a falta de equidade no acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento do câncer custa vidas.
Pretende-se, ainda, auxiliar no reconhecimento de problemas e dificuldades na abordagem de certos grupos com condições ou necessidades especiais, como idosos, pessoas com deficiência física ou mental, autismo, além de especificidades culturais e étnicas.
No dia 04/02, às 10 horas, a TV INCA transmitirá, pelo YouTube (clique aqui), o debate on line Somos Iguais e Diferentes: a Importância da Equidade no Controle do Câncer
No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que para cada ano do triênio 2020-2022 sejam registrados 625 mil casos novos de câncer. O cálculo global corrigido para o sub-registro sugere a ocorrência de 685 mil casos novos.