Uma ação planejada e conjunta entre o Conselho Regional de Educação Física de Goiás e Tocantins (CREF14/GO-TO) e a 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil – 8ª DRPC resultou na realização de uma fiscalização em Rio Verde, Goiás, durante a semana de 13 a 17 de fevereiro.
Como parte da operação, oito academias foram orientadas a fechar por meio de interdição cautelar e cerca de 14 indivíduos foram autuados por exercer ilegalmente a profissão de Educação Física. Cada um deles foi levado à delegacia e teve um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) registrado.
A ação conjunta foi autorizada pelo delegado titular Danilo Fabiano, após o presidente do CREF14/GO-TO, Prof. Marcelo Spada, entrar em contato uma semana antes. A fiscalização contou com a presença de agentes do CREF14 e da Polícia Civil, além da delegada Taisa Antonello. A diretoria do CREF14/GO-TO também esteve presente na quinta-feira (16) e na sexta-feira (17), quando foi realizada uma palestra para os Responsáveis Técnicos locais.
De acordo com Marcelo, a fiscalização é uma medida necessária de proteção da sociedade, garantindo que apenas profissionais devidamente habilitados e registrados possam prestar serviços de qualidade. Ao mesmo tempo, a ação visa proteger os próprios profissionais, garantindo um ambiente seguro para suas atividades e permitindo que respondam a quaisquer irregularidades juntamente com o conselho ou outros órgãos competentes.