O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população.
Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de sua Resolução nº 61/225, criou a data de 14 de Novembro como Dia Mundial do Diabetes. O objetivo era enfatizar a característica epidêmica e impacto sócio- econômico da doença. A cor azul foi escolhida representando as cores da ONU, lembrando que o diabetes está presente em todo o mundo.
Alguns objetivos das campanhas do dia mundial do diabetes tem como foco alertar para o impacto do diabetes, estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem aos portadores da doença viver mais e melhor, promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado.
Exercício Físico
O exercício físico regular é essencial para o controle glicêmico e manutenção do peso, reduz a resistência insulínica e reduz a necessidade e/ou dose de medicações para o diabetes. Também protege contra complicações cardiovasculares associadas ao diabetes, reduzindo gordura corporal, pressão arterial e melhorando perfil lipídico.
Participar de um programa de exercícios físicos leva a uma sensação de bem-estar, melhora a autoestima e aumenta a adesão aos autocuidados necessários para um bom controle do diabetes. Exercício e dieta, combinados como mudança de estilo de vida, são capazes de prevenir diabetes em indivíduos de risco. Associado à alimentação adequada e às medicações, o exercício físico é fundamental para a qualidade de vida dos diabéticos.
Procure sempre um Profissional de Educação Física registrado no Conselho. A boa orientação faz a diferença!