Antes das Prefeituras da Região Metropolitana de Goiânia (GO) e de Palmas (TO) publicarem os Decretos com medidas emergenciais para conter o avanço da COVID-19 pela falta de leitos de UTI, o Conselho Regional de Educação Física da 14ª Região Goiás e Tocantins (CREF14/GO-TO) enviou ofício, no dia 19/02, solicitando a participação do Conselho no Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) da capital goiana.
A solicitação ocorreu após reunião do Fórum dos Conselhos Regionais da Área de Saúde (FCRAS) com o secretário municipal de saúde de Goiânia, Durval Pedroso e com o superintendente de vigilância em saúde, Yves Mauro Ternes, realizada para cobrar esclarecimentos sobre a vacinação dos profissionais da área de saúde. No encontro, os membros do FCRAS estavam acompanhados pelo deputado estadual, Virmondes Cruvinel, membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e do vereador, Marlon Teixeira, membro da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Goiânia
No dia 10/02, o presidente do CREF14/GO-TO, Marcelo de Castro Spada Ribeiro (CREF 001934-G/GO) e o conselheiro federal de Educação Física, Marcos Lopes (CREF 000698-G/GO), também acompanhados do deputado estadual, Virmondes Cruvinel e de representantes de outras entidades, reuniram-se com o secretário de saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, também para tratar da imunização dos Profissionais de Educação Física contra COVID-19.
Diante da importância do exercício profissional em Educação Física e seu caráter essencial na prevenção de doenças, na promoção e recuperação da saúde da população, o CREF14/GO-TO reafirma seu posicionamento em defesa da categoria no contexto da prevenção de riscos e mitigação dos efeitos nocivos à saúde advindos da pandemia da COVID-19.
A vida humana constitui valor absoluto e deve ser priorizada em qualquer situação que se apresente ao exercício profissional. O quadro de COVID-19 instalado no Brasil exige dos Profissionais de Educação Física, em todas as suas intervenções, o rigoroso cumprimento dos protocolos e das recomendações sanitárias de caráter nacional e local. O CREF14/GO-TO está em permanente diálogo com as autoridades governamentais para que a atividade profissional possa ser exercida para promoção da saúde da população em todas as suas dimensões.
Acesse o ofício aqui