É com profunda tristeza e muito pesar que o Conselho Regional de Educação Física da 14° Região (CREF14/GO-TO) comunica o falecimento do profissional de Educação Física e judoca paralímpico Leonel Cunha (CREF 006753-G/GO), aos 60 anos. O CREF14 lamenta essa grande perda para a Educação Física e se solidariza com amigos e familiares por esse momento de dor.
Na noite do último domingo (02/03), Leonel teve uma parada cardiorrespiratória em decorrência de complicações de uma infecção urinária que se agravou.
Leonel perdeu a visão aos 19 anos, em um acidente automobilístico. Começou lutando judô contra atletas do convencional e foi um dos pioneiros da vertente paralímpica da modalidade, que estreou na grade dos Jogos Paralímpicos de Seul 1988, na Coreia do Sul, com os homens – as mulheres seriam incluídas no evento apenas a partir de 2004, em Atenas. De lá, o então peso-pesado (acima de 95 kg) voltou para casa com uma medalha de bronze, assim como os colegas Jaime de Oliveira (até 60 kg) e Júlio Silva (até 65 kg). Foram as primeiras medalhas do judô paralímpico brasileiro na história do maior evento do planeta.
Leonel participou ainda de outras duas edições da Paralimpíada: Barcelona 1992 e Sydney 2000, ficando em quinto lugar em ambas. Ganhou ainda o bronze no Mundial de 1995, disputado em Colorado Springs, nos Estados Unidos. Além do paradesporto, Leonel Filho, também se dedicou à profissão de massoterapeuta e integrou um projeto para judocas em Aparecida de Goiânia.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.