A inatividade física é um dos principais fatores de risco para doenças crônicas e mortalidade precoce em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 5 milhões de mortes anuais poderiam ser evitadas com o aumento da prática de exercícios físicos.
A recomendação vale para todas as faixas etárias e condições de saúde, incluindo idosos e pessoas com doenças crônicas. No caso dos mais velhos, a atividade física regular deve incluir exercícios de equilíbrio, coordenação e fortalecimento muscular para prevenir quedas e melhorar a mobilidade.
O sedentarismo está diretamente associado ao desenvolvimento de diversas patologias, como hipertensão, diabetes, artrose, dislipidemias (níveis elevados de gordura no sangue) e até transtornos como ansiedade e depressão. Manter uma rotina de exercícios é essencial para a promoção da saúde e qualidade de vida.
A importância do profissional de Educação Física
Para que a prática de exercícios seja segura e eficaz, é fundamental contar com a orientação de um profissional de Educação Física registrado no CREF14/GO-TO. Somente um especialista pode avaliar as condições individuais, prescrever atividades adequadas e acompanhar a evolução, garantindo resultados positivos e prevenindo lesões.
Combata o sedentarismo e cuide da sua saúde! Sempre busque um profissional qualificado para te orientar.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.